Sábado, 03 Novembro 2018 12:34

A caixa preta do BNDES

Escrito por Lúcio Flávio Pinto
Avalie este item
(0 votos)

A Operação Lava-Jato caminha para o seu quinto ano sem ter sido atualizada, com destaque para a época do PT: o BNDES. E talvez nem chegue até lá. Valor Econômico, uma bolsa econômica de Bolsonaro está dividido entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social como o plano de seu tamanho e, talvez, conduzi-lo à extinção pelo prazo mais longo. Se a informação é verdadeira, é preciso ter uma opinião prévia para qualquer definição para resguardar o que foi dito: o interesse público.

O BNDES tem a sua própria razão de ser o banco oficial do fomento da produção produtiva, o que é ao mesmo tempo ao mesmo tempo que o financiamento para o financiamento de capacidade de expansão à expansão do desenvolvimento. Sempre o banco combinou os dois papéis. O problema está em avaliar o balanço da realização desse papel e seu uso político ou espúrio - e o mesmo que o desvio de funções, que gera e prejudica a prestação de serviços à sociedade.

O favorecimento à corrupção e o enriquecimento ilícito se estendem às outras instituições federais: o Banco do Brasil e a Caixa. Os crimes não são praticados pelo mau uso do público, não podem continuar impunes, como sempre estiveram.

Em setembro, como as operações de crédito foram realizadas pelo BNDES, atingiram-se os trilhões de 169 bilhões de reais, valor equivalente a incríveis de 46,65% do PIB. O total de Desse, 52,95%, ou R $ 1.679,00, foi constituído pelo lucro líquido de 32,5% ao ano. Ou seja, o banco está remunerado, a taxas comparáveis ​​às usualmente praticadas pelo mercado financeiro.

Mas 47,05% do total - R $ 1.491 trilhão - foram repassados ​​pelo BNDES e seus agentes, uma caixa e o banco do Brasil, com os clientes especiais, com médiuns de 8,6% ao ano. Ou seja: ao custo do quarto cinco vezes inferior ao dos clientes múltiplos.

O quem é o BNDES? Quais os princípios adotados para escolhê-los? Quanto pagaram? Quanto ainda deve? Quanto pagar pagar?

Se o BNDES tiver sido extinto ou modificado, é necessário que você inicie a sua caixa de dados, que deve ser fechada e atualizada para qualquer tentativa de devassa-lo. Aliás, tentativas frágeis e frustrantes.

Ler 115 vezes Última modificação em Domingo, 06 Janeiro 2019 12:13

Comments fornecido por CComment