Sábado, 07 Abril 2018 17:08

O golpe na sala de aula

Escrito por Lúcio Flávio Pinto
Avalie este item
(0 votos)

Começou ontem, na Universidade Federal do Pará, o curso livre sobre o golpe de 2016, assim classificado pelos organizadores o impeachment da presidente Dilma Rousseff, do PT. Muito pouco foi divulgado sobre a inauguração do curso, realizado no centro de convenções Benedito Nunes, no campus do Guamá da UFPA, Segundo rápida informação de um Facebook, 358 pessoas compareceram, mas 670 manifestaram interesse pelo curso, que, pela ideia inicial, deveria se constituir em nova disciplina no currículo acadêmico.

A ementa do curso Livre, segundo a Carta Maior, “o portal da esquerda”, é este:

“Apresentação. Comparação entre o golpe de 1964 e o golpe de 2016. Governos de esquerda e golpes na América Latina. Memórias da Ditadura. Lulismo e Anti-Lulismo. Democracia como Conceito, Democracia como Projeto. Os limites da representação política e a desdemocratização. O golpe no contexto do pensamento pós-colonial e da América Latina. Teoria econômica dos golpes na América Latina. 2013 e a Espetacularização da Política. O Imaginário Social Conservador. As eleições de 2014. O Golpe Midiático. O Judiciário e o Golpe. Soberania, Meio Ambiente e Projetos de Intervenção. As Minorias políticas. A Reforma Trabalhista e seus impactos no mundo do trabalho. Os ataques à Previdência e à Seguridade Social. A militarização da Segurança. É possível uma Imprensa Livre no Brasil? A questão urbana. Análise das eleições de 2018. A Educação Pública em perigo. A destruição dos Princípios da Reforma Sanitária. Movimentos sociais e Resistência. O Futuro da democracia no Brasil”.

Integram o curso os institutos de pesquisa da UFPA: Artes, Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Ciências da Educação, Instituto de Tecnologia, Jurídicas, Letras e Comunicação, Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea) e Núcleo de Meio Ambiente (Numa), Sociais Aplicadas.

Darão aulas 55 professores: Afonso Medeiros, Alda Cristina Costa, Ana Cláudia Cardoso, Ana Lúcia Prado, André Farias, Antônio Maués, Ari Loureiro, Armando Lírio, Bárbara Dias, Bruno Rubiatti, Carlos Souza, Cláudio Puty, Danila Cal, Danilo Fernandes, Edilza Fontes, Edna Castro, Emina Márcia Nery dos Santos, Fabiano Gontijo, Fábio Castro, Genylton Rocha, Gustavo Ribeiro, Carlos Souza, Harley Silva, Hecilda Fontelles, Jean-François Deluchey, José Júlio Lima, José Raimundo Trindade, Juliano Ximenes, Jurandir Novaes, Kalynka Cruz, Luanna Tomaz, Marcel Hazeu, Maria Elvira Rocha de Sá, Nírvea Ravena, Otacílio Amaral, Paulo de Tarso, Pere Petit, Raul Ventura Neto, Regina Feio, Reinaldo Pontes, Roberta Rodrigues, Romero Ximenes, Ronaldo Araújo, Rosa Acevedo, Rosaly Brito, Rosane Steinbrenner, Sandra Helena Cruz, Sílvio Figueiredo, Socorro Castelo Branco, Solange Gayoso, Vânia Alvarez, Vera Gomes, Zélia Amador, Zuleide Ximenes.

Ler 98 vezes

Comments fornecido por CComment