Sexta, 20 Abril 2018 19:10

Melhores universidades

Escrito por Lúcio Flávio Pinto
Avalie este item
(0 votos)

A Universidade de São Paulo (a USP) é a universidade latino-americana mais bem colocada mo Round University Ranking, publicado no dia 9 de abril pela agência russa RUR Rankings. Na escala mundial, tem a 117ª posição.

Os três primeiros lugares ficaram com universidades dos Estados Unidos: Harvard, Chicago e Instituto de Tecnologia da Califórnia. Nove das 10 melhores universidades do mundo são americanas. A hegemonia total foi impedida pelo Imperial College London, da Inglaterra.

Entre as brasileiras, a segunda colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 190ª posição, seguida da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 331ª.

Na edição deste ano, o ranking avaliou 783 instituições de ensino superior de 74 países de acordo com 20 indicadores de desempenho, agrupados em quatro categorias: ensino, pesquisa, internacionalização e sustentabilidade financeira. Considerando apenas os indicadores de ensino, a USP fica na 60ª posição; em pesquisa, na 211ª posição; em internacionalização, na 432ª; e em sustentabilidade financeira, n 127º lugar.

URAP

Em outro ranking divulgado em fevereiro, o URAP World Ranking, a USP ficou na 36ª posição, entre as 2.500 instituições avaliadas. No ano passado, sua posição foi.

Elaborado desde 2010 pela University Ranking by Academic Performance (URAP) – organização não governamental formada por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio, da Turquia – o ranking avalia as instituições de acordo com seis indicadores de desempenho: artigos publicados, citações, produtividade, impacto dos artigos, impacto das citações e colaboração internacional.

A Unesp foi a segunda brasileira mais bem colocada, em 260º lugar, e a Unicamp foi a terceira, em 262º. Lideram o ranking a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Toronto e Oxford.

Ler 73 vezes

Comments fornecido por CComment