Domingo, 10 Fevereiro 2019 15:19

Outro Brasil

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)

Dadas a sua dimensão e suas características, o acidente de Brumadinho provocou muitos e profundos impactos. Em mim, dois em particular por sua antinomia: a negligência criminosa da maior empresa privada brasileira (que foi privatizada quase 32 anos atrás, depois de um percurso de 35 anos como estatal), a segunda maior mineradora do mundo; a outra, depois de consumada a tragédia, pelo trabalho profissional, eficiente e muito humano das equipes de resgate, com seu efetivo profissional e voluntários.

Dezenas de pessoas trabalham até hoje - e trabalharão ainda por muito tempo - diretamente ao longo dos dias (já mais de duas semanas) ou em turnos para salvar, resgatar e identificar pessoas que se salvaram ou morreram no acidente, além de tentarem minimizar (se tal é possível) os danos ambientais. Efetivos da polícia militar, polícia civil, bombeiros, SUS, forças armadas e aderentes têm trabalhado numa unidade e união a que os brasileiros são pouco afeitos no dia a dia.

A tragédia leva à conclusão de que um Brasil admirável ainda sobrevive sob a estrutura pesada de um brasil que faz muito mal, sobretudo a si mesmo.

Ler 124 vezes

Comments fornecido por CComment