Sexta, 28 Setembro 2018 10:53

Semob diz que trabalha

Escrito por Lúcio Flávio Pinto
Avalie este item
(0 votos)

A Semob me respondeu ontem, relatando as providências que adotou a partir da minha denúncia de irregularidade praticada por um motorista da Viação Forte, que desrespeitava o itinerário obrigatório da linha e ignorava os protestos dos usuários. Só agora li a mensagem, que reproduzo a seguir. Garantindo o direito de resposta e agradecendo pela atenção, só depois comentarei o texto. Espero que se estabeleça o diálogo (para mim, inédito) entre os usuários do sofrível transporte público de Belém e o órgão responsável pela garantia da mobilidade urbana em Belém.

Bom dia. Em e-mail endereçado ao senhor enviado ontem (27), às 10h03, informamos que sua reclamação já havia sido encaminhada ao setor responsável pela fiscalização de transporte e gerou o protocolo nº 1796805 para seu acompanhamento (*).

Aproveitamos para informar que no primeiro semestre deste ano foram lavradas 1.305 notificações às empresas de ônibus acerca de irregularidades flagradas pelos fiscais, uma média de 11 notificações por dia (considerando 20 dias úteis).

– Ressaltando que esse número não significa o número total de veículos fiscalizados, apenas as irregularidades que foram detectadas, ou seja, o número de veículos vistoriados por dia é bem maior.

A fiscalização do transporte público é realizada pelos fiscais de transporte, servidores do órgão que trabalham exclusivamente na fiscalização das infrações cometidas pelas empresas de ônibus ou seus operadores.

E em alguns casos fazendo a inspeção embarcada dentro dos coletivos para verificar se há alguma irregularidade, como desvio de rota ou queima de parada.

Essa fiscalização é diária, constante e muitas vezes não percebida pela população em geral, que acaba tendo apenas a imagem do agente de trânsito como referência de fiscalização.

(*) – Pergunta à Semob: através de qual link pode-se fazer o acompanhamento?

CORREÇÃO

O texto abaixo foi incorretamente colado junto com a nota da Semob. É comentário de uma pessoa no twitter, a pattir da manifestação da Semob.

O problema é que quando os fiscais viram as costas, as infrações voltam quase que num piscar de olhos. É preciso dar protagonismo ao cidadão pra se defender na ausência de vocês. Perguntamos: o 118 aceita chamadas de celular? No momento da irregularidade o usuário está na rua.

Para que seja feita a autuação de infração de transporte cometida em Belém é preciso informar à Semob o número de ordem que vai escrito na lateral do veículo, dia, hora e local do flagrante para que o condutor seja localizado.

As denúncias devem ser formalizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 118 e 98429-0855.

Ler 112 vezes Última modificação em Segunda, 07 Janeiro 2019 18:22

Comments fornecido por CComment